Você está pronto para a nova política de retenção de dados do Google Analytics?

O Google fez uma grande mudança para o Google Analytics no final de maio e os proprietários de sites precisam estar preparados. O Google Analytics agora tem um recurso chamado “Controles de retenção de dados” que permite que os titulares de contas definam a quantidade de tempo antes que os dados no nível do usuário e do evento armazenados pelo Google Analytics sejam automaticamente excluídos dos servidores do Google Analytics.

Essas novas configurações de dados entrarão em vigor oficialmente em 25 de maio de 2018, que é a mesma data em que o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR) entra em vigor.

Quais dados são afetados?

Qualquer usuário e dados de evento que sejam mais antigos que sua configuração de retenção serão marcados para exclusão permanente.
A exclusão afetará o uso de segmentação, alguns relatórios personalizados e dimensões secundárias.
Relatórios baseados em dados agregados não serão afetados.

O que está mudando?

O período de retenção se aplica a dados em nível de usuário e em nível de evento associados a cookies, identificadores de usuários e identificadores de publicidade. Os relatórios agregados padrão do Google Analytics não são afetados. Na realidade, os dados de usuários e eventos gerenciados por essa nova configuração são necessários apenas quando você usa determinados recursos avançados, como a aplicação de segmentos personalizados a relatórios ou a criação de relatórios personalizados incomuns.

Os titulares de contas do Google Analytics podem escolher por quanto tempo os dados são armazenados antes que o Google os exclua automaticamente. Esses prazos incluem:

14 meses
26 meses
38 meses
50 meses
Não expira automaticamente

Como as configurações são implantadas?

Quando os dados chegam ao final do período de retenção, são excluídos automaticamente mensalmente.

Se você alterar o período de retenção, todos os dados afetados serão excluídos durante o próximo processo mensal. Por exemplo, se você alterar de 26 meses para 14 meses, todos os dados com mais de 14 meses serão excluídos durante o próximo processo mensal.

Sempre que você modificar o período de retenção, o Google Analytics aguardará 24 horas antes de implementar a alteração. Durante esse período de 24 horas, você poderá reverter sua alteração e seus dados não serão afetados.

Como controlar o recurso de retenção de dados

Ative a opção de recurso de retenção de dados para redefinir o período de retenção do identificador de usuários com cada novo evento desse usuário. Por exemplo, se a retenção de dados estiver definida como 14 meses, mas um usuário iniciar uma nova sessão todos os meses, o identificador desse usuário será atualizado a cada mês e nunca atingirá o prazo de validade de 14 meses. Se o usuário não iniciar uma nova sessão antes que o período de retenção expire, os dados desse usuário serão excluídos.

Se você não quiser que o período de retenção de um identificador de usuários seja redefinido quando esse usuário tiver nova atividade, desative esta opção. Os dados associados ao identificador de usuários serão excluídos automaticamente após o período de retenção.

consultoria-seo
1-Faça login no Google Analytics.
2-Clique em Admin e navegue até a propriedade que você deseja editar.
3-Na coluna PROPRIEDADE, clique em Informações de rastreamento> Retenção de dados.
4-Retenção de dados do usuário: selecione o período de retenção desejado.
5-Redefinir a nova atividade: ative ou desative a opção.

2018-12-01T01:15:56+00:00